5 Apps para Edição de Vídeo

As melhores apps de edição de vídeo para Android e iOS, para amadores e profissionais.

1. Adobe Premiere Rush

  Disponível em iOS e Android

c8798043e77b44a917d2a89e84a34caa

A Adobe lançou o Premiere Rush em 2018 como um aplicativo de edição de vídeo multiplataforma para a geração YouTube. A ideia era que você não precisaria embarcar na curva de aprendizado íngreme associada às ferramentas de edição de vídeo mais sofisticadas da Adobe, como Premiere Pro, After Effects e Audition. Em vez disso, você pode simplesmente pegar este aplicativo fácil de usar, processar seus clipes rapidamente e enviá-los para plataformas sociais. O aplicativo cuida automaticamente das proporções de aspecto específicas e da qualidade exigidas para cada plataforma, poupando muitos problemas ao longo do caminho.

Dito isso, o Premiere Rush também é útil se você for um editor de vídeo profissional, pois permite que você pegue o conteúdo no qual está trabalhando no Premiere Pro e faça ajustes adicionais em seu telefone ou tablet, por exemplo, enquanto você está a viajar. Em seguida, você pode fazer upload desse conteúdo para a nuvem, continuar trabalhando nele no Premiere Pro e assim por diante. Portanto, há basicamente um caso de uso para o Premiere Rush, seja qual for o seu nível de habilidade e experiência.

O aplicativo apresenta uma interface simples com ícones e painéis grandes, tornando muito simples realizar tarefas de edição de vídeo padrão, como arrastar e soltar vídeos na linha do tempo, refinar a cor, misturar música ou narrações ou adicionar títulos e transições, mesmo nas menores telas dos smartphones. 

2. GoPro

  Disponível em iOS e Android

4a9cd9138d966fd4d015974f65e048ea

Antigamente a GoPro tinha dois aplicativos: um para controlar remotamente seu dispositivo GoPro e outro para editar sua filmagem GoPro. Felizmente, em 2019 eles combinaram isso em um aplicativo, e se você é um usuário GoPro, este é o aplicativo de edição de vídeo que você definitivamente precisa de fazer download.

Com uma interface muito clara e simples de usar, o GoPro App pode importar automaticamente sua filmagem de ação e torna mais fácil fazer coisas como sincronizar seus clipes com música, adicionar fotos, títulos e sequências de lapso de tempo, incorporar gráficos com base nas estatísticas de seu movimentos e muito mais. Também adoramos o editor Horizon Leveling, que ajusta o ângulo de sua cena para corrigir as coisas se sua câmera não estiver montada em linha com o horizonte. Além disso, você pode passar por sua filmagem quadro a quadro para encontrar a foto perfeita para promover seu vídeo.

Quando terminar, você pode enviar suas fotos e vídeos diretamente para o Instagram, Facebook, YouTube e muito mais, ou compartilhá-los por texto ou e-mail. O aplicativo em si é gratuito, mas se você fizer uma assinatura GoPro Plus, terá acesso a sua libraria de sons extras e poderá carregar fotos e vídeos automaticamente na nuvem para edição em qualquer lugar.

3. InShot

  Disponível em iOS e Android

edição

InShot é um dos melhores aplicativos de edição de vídeo se você passa muito tempo online, o Inshot é um editor de imagem e vídeo HD tudo-em-um para iOS e Android que é muito voltado para a criação de vídeos para as redes sociais. Ele vem, por exemplo, com tamanhos de tela pré-construídos para tudo, desde IGTV até TikTok.

Com uma interface clara e atraente, este aplicativo torna fácil e suave importar, cortar e editar seus clipes juntos e, em seguida, adicionar filtros, adesivos, legendas, emojis e outras coisas divertidas, bem como música gratuita e efeitos sonoros para o áudio. Portanto, embora este não seja um dos aplicativos de edição de vídeo mais “profissionais” (na medida em que serve apenas para criar vídeos sociais), o que ele faz é excepcionalmente bem e é muito intuitivo.

4. PowerDirector

  Disponível em iOS e Android

71300a0ec5c38058beeafd9c6e6222b0

PowerDirector tem uma interface fácil de usar que permite que você organize e edite suas cenas em numa linha do tempo, além de adicionar títulos e transições. Também há uma boa seleção de efeitos, a capacidade de adicionar música de fundo e narrações, um criador de colagem de fotos e suporte para câmera lenta.

A desvantagem da versão gratuita é que você terá marcas d’água adicionadas aos seus vídeos. Mas uma compra única de 5€  irá remover isso, além de permitir que você exporte a 1080p em vez de 720p.

5. KineMaster

  Disponível em iOS e Android

f1fa884db19e126a403d507a3feb38f9

KineMaster é  poderoso e versátil, esta ferramenta de nível profissional permite que você grave, edite e exporte suas imagens em seu telefone ou tablet. E isso não significa necessariamente comprometer a qualidade. Com o KineMaster, você pode cortar clipes de vídeo e camadas com precisão na granularidade quadro a quadro, enquanto o tempo do clipe de áudio pode ser ajustado com precisão. As múltiplas camadas do aplicativo de vídeo (em dispositivos Android compatíveis), imagens e texto, bem como áudio multi-track. Além disso, é embalado com recursos avançados, incluindo visualizações de edição instantânea, controle de envelope de volume preciso, filtros LUT coloridos, controles de velocidade, composição chroma key e transições 3D. O download do aplicativo é gratuito, mas observe que ele adiciona marcas d’água aos vídeos, que você precisa fazer uma assinatura para removê-los. Você também precisará de uma assinatura para exportar em 1080p ou 4K.