5 Apps para Edição de Fotografia

5 Apps para Edição de Fotografia

Primeiro que tudo, o que é um App para edição de fotografia?

Uma app de edição de fotografia é um aplicativo de software desenvolvido para editar fotos em um dispositivo móvel. Você pode criar uma ótima estratégia visual, exibindo seus produtos de forma profissional, simplesmente usando o seu telemóvel.

Este tipo de aplicativo pode fornecer uma variedade de recursos, desde corte, controle da velocidade do obturador e adição de filtros. Mas você também pode encontrar aplicativos de edição de fotos que podem criar colagens ou criar configurações automáticas para vários cenários.

5 Apps para Edição de Fotografia

1. Snapseed

  Disponível em iOS e Android

O Snapseed do Google é excelente, rivalizando com os editores de fotos para desktop com sua enorme variedade de recursos e uma interface intuitiva.

Este aplicativo gratuito de edição de fotos vem com uma variedade de filtros predefinidos. No entanto, ao contrário da maioria dos aplicativos, você pode editar esses filtros e até mesmo criar seus próprios do zero.

Ele também tem todas as ferramentas clássicas, como recorte, endireitamento, molduras, texto, vinhetas, etc. E o recurso de nitidez faz o trabalho sem tornar a imagem granulada.

O Snapseed tem máscara de precisão, que permite editar a profundidade de campo - os fotógrafos costumam fazer isso para tornar o fundo desfocado e trazer o primeiro plano ainda mais em foco.

Também existe uma ferramenta de “Ajuste seletivo”. Isso permite que você selecione uma área específica da foto e ajuste a saturação, o contraste e o brilho desse único ponto.

Além do mais, o aplicativo editor de fotos salva seu histórico de edições, para que você possa corrigir suas edições anteriores a qualquer momento.

2. VSCO

  Disponível em iOS and Android

Screenshot da App VSCO

Screenshot da App VSCO

Como o Instagram, o VSCO combina uma câmera, ferramentas de edição e uma comunidade online.

Mas é tudo sobre os filtros.

Este aplicativo de fotos gratuito oferece um conjunto de filtros incríveis que fazem com que suas fotos pareçam ter sido tiradas em uma câmera analógica. Esses filtros suaves e sutis adicionam um toque de classe às suas fotos em comparação com muitas predefinições do Instagram altamente filtradas. 

Obviamente, o aplicativo também possui todas as ferramentas de edição padrão, como ajustes, cortes, bordas e vinhetas. Você também pode usar o VSCO para ajustar a exposição, contraste, temperatura ou tons de pele.

Assim que terminar de editar sua foto, você pode compartilhá-la com a comunidade VSCO ou para outra rede social como o Instagram.  

3. Prisma Photo Editor

   Disponível em iOS and Android

A maioria dos filtros que transformam fotos em “desenhos” ou “pinturas” são terríveis.

Prisma é a exceção.

Esta app gratuita de edição de fotos usa redes neurais artificiais (o que quer que isso signifique), que “permitem aos usuários fazer as fotos parecerem pintadas por Picasso, Munch ou mesmo Salvador Dali”.

Você pode pagar para ter filtros adicionais, mas há um conjunto generoso fornecido gratuitamente.

O Prisma também tem sua própria comunidade online semelhante à do Instagram. Assim, quando terminar de editar, você pode compartilhar sua imagem no feed do Prisma, salvá-la diretamente no telemóvel, e pode partilhar em qualquer rede social.

4. Adobe Photoshop Express

  Disponível em iOS and Android

O Adobe Photoshop Express tem muitas das melhores ferramentas de edição de fotos do Photoshop e as espreme em um aplicativo móvel. E apesar de fornecer muitos recursos avançados, esta app gratuita de edição de fotos é fácil de usar em uma pequena tela sensível ao toque. Basta carregar uma foto do seu dispositivo, tirar uma nova com a câmera ou usar uma imagem da sua conta da Adobe Creative Cloud e, em seguida, começar a editar.

Ele tem todas as ferramentas que você espera - corte, correção de olhos vermelhos, brilho, contraste, saturação, filtros, bordas, etc. No entanto, a melhor parte é sua seleção de filtros inteligentes. Esses filtros corrigem automaticamente problemas comuns, como temperatura de cor e problemas de exposição.

Antes de usar o Adobe Photoshop Express, você precisa se inscrever para uma conta gratuita da Adobe ID. Quando terminar de editar sua foto, salve-a diretamente no telemóvel ou compartilhe-a.

5. Adobe Lightroom

  Disponível em iOS and Android

Se você deseja aprimorar a sua fotografia ainda mais, veja a versão para computador  Adobe Lightroom CC.

Esta App do popular software de desktop fornece acesso a ferramentas de edição profissional em movimento. Além disso, funciona até com arquivos RAW - um formato de imagem de alta qualidade popular entre os fotógrafos.

Uma das melhores coisas sobre este aplicativo gratuito de edição de fotos é que ele não tenta fazer tudo para todos.

Em vez disso, ele se concentra em fornecer um conjunto de ferramentas de ajuste de alta qualidade apresentadas como controles deslizantes simples. Isso permite que você ajuste a luz, os detalhes, a cor, a distorção e a granulação da foto.